sábado, 1 de maio de 2010

O melhor filme : O Fantasma da Ópera


É um ótimo filme de drama musical, dirigido por Joel Schumacher, e com roteiro de Andrew Lloyd Webber e Joel Schumacher, baseado em novela de Gaston Leroux. No ano de 2004 (última versão).
Resumo:
O filme começa com uma cena na opera de Paris, no ano de 1905, trata-se de um leilão dos objectos dessa mesma opera, que se adivinha ter sido em tempos um local de grandes espectáculos. É neste momento que se faz a transição, e muito bem feita a meu ver, para 1860, as cenas inicias a preto e branco dão lugar a um cenário de luz e cor, que nos indica que estamos a ser transportados para outra época, onde começa a verdadeira história deste filme.
No Teatro Opera de Paris, ensaia-se a peça "Hannibal", e a prima-donna Carlota, mimada até mais não, abandona a peça pensando que desta forma iria colocar todos a seus pés, no entanto a Srª Giry, encenadora, que conhece cada um dos seus actores muito bem, revela que Christine possui não só uma voz maravilhosa como está perfeitamente preparada para tomar o lugar de Carlota.É na estreia que o fantasma se revela, pois não só o publico fica fascinado com a nova estrela, Christine ,mas também ele. No fim da noite o fantasma visita Christine, que pensa estar na presença de um Anjo enviado pelo pai, e então segue-o pelas catacumbas do teatro, no cenário de fascinação, musica e por fim desilusão, quando Christine retira a mascara do fantasma e vê o seu rosto deformado. Apesar da fúria do fantasma por tal ter acontecido, o seu amor por Christine não termina aqui, e a partir daqui a história continua com muita musica e cor.

A par da história de Christine e do fantasma, aparece na história Raoul, um visconde que se vai apaixonar, também ele por Christine, e que vai dessa forma enfurecer o fantasma que vê a sua amada afastar-se cada vez mais. O tempo passa, e outra peça está prestes a estrear-se, e desta o fantasma envia uma carta com algumas exigências, uma vez que Carlota volta ao teatro e esta prestes a retomar o seu lugar. As exigências não são levadas a sério, e o fantasma começa a mostrar a sua fúria, e pela primeira vez mostra o seu lado mais sombrio, um funcionário do teatro morre, o fantástico lustre cai, e o publico abandona o teatro em pânico.
Passados 6 meses, voltamos ao teatro e durante um baile de mascaras, mais uma cena lindíssima, cheia de cor e musica, o fantasma volta também e no fim do baile entrega uma peça intitulada "Don Juan Triunfante, e exige que seja ensaiada. A peça é sem duvida ensaiada mas desta vez o plano é utilizar a peça para apanhar o fantasma, plano que Raoul agora noivo de Christine elabora cuidadosamente. O filme termina depois de uma cena de grande drama, como seria de esperar.
===========================================
Na minha opinião o filme é forte na parte musical, das roupas, É um filme que lida com muitas emoções, ódio, amor, paixão, desilusão, e que me deixou com vontade de o rever.
Oscar 2005 (EUA)
Indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original (Learn To Be Lonely)

Academia Japonesa de Cinema 2006 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Globo de Ouro 2005 (EUA)
Indicado nas categorias de Melhor Filme - Musical ou Comédia, Melhor Canção Original - Cinema ('Learn To Be Lonely) e Melhor Atuação de Atriz de Cinema - Musical ou Comédia

Para quem gosta de romance e música, será um ótimo filme! *_*

Nenhum comentário:

Postar um comentário